Marketing Digital para lojas de peças nacionais automotivas

A indústria de peças nacionais automotivas é fundamental para a operação e manutenção de automóveis, motocicletas, caminhões e outros veículos. Levantamento do Sindipeças apontou que, como o Brasil vive uma crise econômica, é cada vez mais difícil comprar carros novos: em 2018, o departamento de vendas de peças e componentes cresceu 9,23%.

Para que o seu varejo acompanhe este crescimento, o marketing para autopeças é fundamental. Segundo o estudo do Sindipeças, o crescimento acumulado no biênio 2017-2018 totalizou 42,7%, com boas perspectivas de crescimento para 2019.

Para te ajudar a se destacar nesse setor em desenvolvimento, trazemos 5 dicas de marketing para autopeças que vão alavancar o seu negócio!

O sucesso e o crescimento das empresas de autopeças estão associados com o investimento em novos serviços, mas também em outras vantagens competitivas. O planejamento estratégico em marketing, por exemplo, é fundamental para estreitar a relação com os consumidores. 

Assim, em um mercado cada vez mais amplo e de grande competitividade, os varejos precisam desenvolver ações para colocar seus produtos em destaque, fidelizar clientes e alcançar novos públicos.

Vale dizer que o cliente hoje também está mais criterioso, ou seja, ele busca informações sobre as empresas e produtos que pretende adquirir com cautela. Por isso, é importante que o setor de autopeças veja que as relações com o seu público devem ser aprofundadas, indo muito além do atendimento e da qualidade das mercadorias.

Vamos conhecer então algumas dicas de marketing para autopeças que vão ajudar o seu varejo a se destacar!

1) Investigar o perfil do seu cliente

Antes de qualquer investimento em marketing, é importante identificar quem são os clientes e suas preferências e necessidades. Ou seja, as empresas devem utilizar um banco de dados que aponte o perfil médio de seu público, com as suas principais características (faixa etária, gênero, classe social, hobbies, modelos de carros, principais serviços e/ou produtos requisitados, entre outros).

Com essas informações, você traça a persona do seu cliente e entende melhor o que o seu varejo pode oferecer a ele. Assim, é possível pensar em estratégias direcionadas, com maiores chances de fidelização do público.

2) Desenvolva um programa de fidelidade

Os programas de fidelidade são estratégias efetivas de marketing para autopeças que buscam surpreender e agradar os consumidores. Esses programas são realizados por meio de campanhas direcionadas de acordo com o perfil médio do cliente. 

Uma maneira eficiente de desenvolver um programa de fidelidade é oferecer bonificações, que podem incluir, como garantia estendida para alguns produtos. Outra estratégia interessante, é oferecer brindes aos clientes. Por exemplo, uma campanha de marketing para o setor de autopeças pode oferecer decalque do chassi grátis, para os consumidores que realizarem o procedimento no motor.

3) Faça marketing de relacionamento

O marketing de relacionamento consiste em um conjunto de ações tomadas pela empresa, com o objetivo de criar e manter um relacionamento positivo com os clientes. Assim, a relação de proximidade é reforçada, para garantir a fidelização do cliente.

O êxito no marketing de relacionamento está quando os clientes se referem aos produtos e serviços da empresa de forma positiva, destacando a importância e as vantagens do seu negócio. Assim, os seus clientes serão também divulgadores do seu serviço.

4) Vender em marketplace

As vendas por e-commerce e marketplace crescem cada dia mais. Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em 2019, o faturamento do varejo digital girou em torno de 80 bilhões, 16% a mais que em 2018. Outros dados mostram que 36% dos consumidores preferem começar sua pesquisa de compra na web.

No caso do setor de autopeças, oferecer seus produtos em um marketplace pode ser uma ótima estratégia para vender seus produtos e abrir um canal virtual de aproximação com seu cliente sem precisar se preocupar com a criação e gerenciamento de uma plataforma própria.