Marketing Digital para Pequenas Empresas

Você tem uma ótima ideia de negócio, já tem tudo, inclusive o logotipo, a localização e agora precisa encontrar seus clientes. Adote uma estratégia de marketing unificada para sua pequena empresa.

Você pode oferecer os melhores produtos ou serviços do mundo, mas isso, por si só, não ajudará se seus clientes em potencial não conseguirem encontrá-lo. Por isso, você precisa de uma ótima estratégia de marketing, mesmo sendo uma pequena empresa.

A seguir, separamos uma lista com 9 estratégias de marketing para pequenas empresas, que certamente aumentarão a visibilidade do seu negócio e ajudarão a atrair muitos novos clientes para você.

Estratégia de marketing para pequenas empresas

1. Branding – estabeleça uma identidade clara

Para comunicar o que sua empresa é, faz e representa, você precisa ter uma identidade clara. Uma vez que você sabe o que sua empresa representa, você precisa de:

  • um nome adequado;
  • um logotipo;
  • cores e imagens que transmitam isso para seus clientes.

Existem várias opções diferentes de como fazer isso, incluindo a contratação de um freelancer ou a colaboração com uma agência estabelecida. Pense em como grandes empresas como a Starbucks ou o McDonald’s são definidas por suas marcas, logotipos e cores.

Quando você tem o seu logotipo, certifique-se de colocá-lo em tudo:

  • publicidade;
  • cartões de visita;
  • envelopes;
  • assinatura de e-mail e assim por diante.

O objetivo é construir a consciência da marca e visibilidade.

Você também deve ir além de apenas “carimbar com borracha” seu logotipo em qualquer lugar – sua marca deve ser memorável mesmo que o logotipo seja removido.

linguagem utilizada em redes sociais ou anúncios offline, o conteúdo produzido, as campanhas desenvolvidas, devem refletir os valores da sua empresa.

2. Conheça o seu negócio e conheça seus clientes

Um das dicas de marketing para pequenas empresas é ter um segmento de clientes bem definido para atuar de maneira eficiente e assertiva.

Um equívoco comum é que existe algum tipo de estratégia de marketing para pequenas empresas, de tamanho único, que você pode seguir e esperar grandes resultados, seja qual for o seu negócio. Isso simplesmente não é verdade, já que todas as empresas são diferentes e todas têm requisitos diferentes.

Antes de escolher quais elementos integrar em sua estratégia geral de marketing, você precisa pensar cuidadosamente sobre seus clientes-alvo.

Qual é o seu perfil demográfico?

Quantos anos eles tem?

Onde é que eles vivem?

Quais serviços eles usam?

Como eles procuram pelo seu produto?

Ter clareza sobre detalhes de sua persona permitirá que você desenvolva uma estratégia geral direcionada e mais eficaz que enfoque os canais com maior probabilidade de gerar resultados para você.

3. Use os anúncios do Facebook

Os anúncios do Facebook são uma das melhores maneiras de segmentar um grupo específico. Sua publicidade pode se concentrar em fatores como:

  • idade;
  • sexo;
  • localização;
  • interesses;
  • hábitos e assim por diante.

O sistema é fácil de usar e é relativamente barato, o que torna a plataforma, uma ótima estratégia de marketing para pequenas empresas, de maneira a alcançar o número máximo de clientes potenciais em um curto período de tempo.

4. Tenha um ótimo site

Se há uma coisa que vai colocar as pessoas fora de sua empresa, é oferecer um site mal projetado. Pense nisso, você fez a parte difícil de conseguir um clique e trazer o cliente para o seu site – e eles acham o site hostil ao usuário, difícil de navegar ou não planejado logicamente.

Este é um erro tão simples de evitar, por isso, não cometa esse erro básico.

Então, se você deseja organizar sua pequena empresa para receber mais clientes, comece suas ações de marketing com um site simples, direto e completo.

5. Entenda o poder do SEO

Uma das formas mais importantes de direcionar o tráfego da Web para o seu site é por meio das pesquisas do Google. Mesmo que o Google mude os algoritmos de busca, você ainda precisa manter sua palavra-chave otimizada no site para ter certeza de que você está bem posicionado nas buscas.

É bem sabido que ter seu site na primeira página de resultados do Google aumenta enormemente suas chances de obter o clique. Por isso, faça tudo o que puder para garantir que você esteja lá.

No exemplo a seguir, marcamos de vermelho os resultados rankeados por meio de estratégias de SEO, para pesquisas sobre gestão empresarial.

6. Não se esqueça do email – o poder da segmentação de lista de e-mail

A estratégia de marketing para pequenas empresas que tem como foco o e-mail, oferece muitas vantagens como um canal de marketing:

  • é fácil de fazer;
  • fácil de automatizar;
  • permite comunicação instantânea;
  • custa muito pouco;
  • pode atingir um grande número de clientes em potencial com as maiores taxas de abertura, especialmente se você segmentar sua lista.

Depois de adicionar o endereço de alguém à sua lista de e-mails, forneça conteúdo interessante, valioso e relevante que as pessoas realmente abram em vez de excluir imediatamente ou enviar para a caixa “spam”. Caso contrário, você está perdendo seu tempo.

A ideia principal é fazer com que as pessoas voltem ao seu site em uma data posterior, quando elas provavelmente compram seu produto. Os leads de e-mail ainda têm uma das maiores taxas de conversão de todas as fontes.

Achou legal, mas não sabe por onde começar? Separamos mais um vídeo, dessa vez sobre como criar um e-mail marketing, ou melhor, uma estratégia de e-mail marketing, na prática, usando uma ferramenta gratuita como o MailChimp.

Antes, é interessante reforçar que esse tipo de sistema pode funcionar por um período de tempo, para você começar a sentir os resultados da estratégia, mas a verdade é que buscar a personalização de soluções de TI para pequenas empresas pode ser ainda mais eficiente, também no marketing.

7. Use o Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta particularmente útil para empresas locais com uma base de clientes local. Quando as pessoas na área local pesquisam no Google o produto ou serviço que você fornece, essa é uma ótima maneira de exibir sua empresa no topo dessa pesquisa.

Quando os clientes em potencial veem seu perfil e acompanham boas avaliações no topo da lista ou perto dela, sua empresa ganha credibilidade automaticamente e as pessoas estarão mais dispostas a confiar em você.

No exemplo abaixo, uma pesquisa sobre “consultoria em gestão empresarial”, feita em Juiz de Fora, Minas Gerais, aponta em destaque as empresas da região cadastradas no Google Meu Negócio, que se apresentam como melhores resultados.

8. Solicite referências

Essa é a estratégia de marketing para pequenas empresas mais usada desde o tempo da sua bisavó!

Use seus clientes existentes para gerar mais negócios. Você pode criar um programa de indicações, por exemplo, para incentivar indicações de seus clientes.

É difícil generalizar aqui, já que isso pode assumir muitas formas, dependendo do tipo de empresa que você administra. No entanto, se você oferecer recompensas como produtos gratuitos, presentes, descontos ou qualquer outra coisa, seus clientes já satisfeitos terão prazer em trazer mais leads para você.

A outra vantagem das referências é que, se seus clientes o recomendarem para os amigos, os amigos estarão automaticamente mais predispostos a confiar em você. Por esse motivo, os leads de referência oferecem uma taxa de conversão muito maior do que muitos outros canais.

11. Use o Google Adwords

Embora o Google Adwords seja mais caro do que muitas outras estratégia de marketing para pequenas empresas disponíveis, você ainda deve considerá-lo, porque, quando bem feito, pode ser uma ferramenta de marketing muito poderosa.

Lembre-se de que a chave de toda essa estratégia é que as pessoas o encontrem quando pesquisam no Google e, usando o Google AdWords, você pode aumentar muito suas chances das pessoas verem seu nome, ao invés do nome do seu concorrente, como no exemplo abaixo.

Concentre-se no que funciona para você

Existem muitos canais de marketing diferentes a seguir e diferentes estratégias de marketing para pequenas empresas que você usar para aumentar sua visibilidade. Acima de tudo, não tenha medo de experimentar diferentes ações de marketing – e concentre sua energia no que funciona melhor para você e sua empresa.

marketing digital é uma forma mais acessível de alcançar seus clientes, isso é especialmente verdade quando falamos de pequenas empresas.

Além do custo de uma campanha poder ser construído de acordo com as possibilidades financeiras de cada negócio, as plataformas permitem uma segmentação de clientes tão precisa, que amplia o ROI das ações, gerando mais negócios.

Resumindo, quando falamos de estratégia de marketing para pequenas empresas, o marketing digital é rei!

A verdade é que a tecnologia se mostra diariamente o braço direito de proprietários e gestores, na busca por redução de custos e aumento da produtividade.

Via: EUNERD e Result