Entenda o que é Long Tail e Head Tail para melhorar seu site

Você já ouviu o termo “Long Tail”? Se você estiver criando conteúdo para a web e a resposta for não, leia este artigo com atenção.

O motivo é simples: produzir conteúdos com informações relevantes não é o suficiente para chamar a atenção do público online.

Já sabemos que, para ser encontrado em mecanismos de busca — como o Google —, uma estratégia de marketing de conteúdo vai ajudar bastante. Para que ela se torne realmente efetiva é preciso utilizar palavras-chave, um dos pontos mais importantes ao criar esse plano.

No momento da definição do melhor termo a ser utilizado para gerar ranqueamento, entram as palavras-chave de cauda longa ― as long tails ― e também as head tails.

Tratam-se de duas categorias de palavras-chave que atendem a objetivos diferentes e você precisa saber mais sobre eles. Se você está interessado pelo assunto, não deixe de ler este guia completo até o final!

As head tails e os termos de buscas mais gerais

As head tails podem ser definidas como os termos de buscas mais gerais. Elas são, portanto, a palavra-chave mais sucinta possível que responda a uma pergunta.

Por exemplo: para responder à pergunta “qual é o tema do meu blog?”, no caso do blog da Comunidade Rock Content, “produção de conteúdo” é uma das principais head tails usadas.

Obviamente, por serem tão amplas, as head tails têm um alto volume de busca, o que significa que há um número grande de pessoas pesquisando por conteúdos relacionados a esse tema. Por isso é tão importante utilizá-las de maneira estratégica, principalmente quando for falar de seu produto.

São exemplos de head tails, em diferentes mercados:

  • marketing digital;
  • gestão de negócios;
  • educação física;
  • roupas femininas;
  • carro usado.

Por terem um alto volume de buscas, muitos profissionais acreditam que o ideal é utilizar apenas esse tipo de palavra-chave em sua estratégia, com o intuito de alcançar um maior número de pessoas. Entretanto, essa quantidade de pesquisas gera uma concorrência muito acirrada.

Quando falamos em concorrência, além da briga pelo ranqueamento orgânico em si, existe também uma competição de lance entre as empresas que desejam ter seu anúncio em destaque nos resultados de busca daquela palavra-chave. Então, o ideal é complementar a sua estratégia com termos de alta e baixa disputa sempre que possível.

Além disso, se o objetivo é atrair personas que tenham mais compatibilidade com determinado produto ou serviço, as head tails não terão o esforço e investimento muito bem recompensados.

Ao utilizar a palavra-chave “roupas femininas” para a estratégia de ranqueamento de uma loja para gestantes, por exemplo, a head tail em questão não atrairá somente as personas ideais para aquele negócio.

A especificidade de uma pesquisa com long tail

Agora, pense da seguinte maneira: uma pessoa que faz uma pesquisa por “produção de conteúdo” pode estar em busca de uma série de coisas diferentes.

Esse usuário pode estar atrás de um trabalho nessa área, um curso para se aperfeiçoar, um freelancer para contratar ou até mesmo saber apenas o que esse termo significa. Por isso, ranquear para essa palavra-chave não representa, necessariamente, que você resolverá algum problema e se comunicará com as pessoas certas.

Por isso, ao criar conteúdos, será preciso sofisticar os termos de busca para atender às necessidades específicas dos usuários.

Ou seja, as long tails nada mais são que variações de uma palavra-chave principal, garantindo mais eficiência no momento de uma busca.

São exemplos de long tails criadas a partir da palavra-chave “produção de conteúdo”:

  • curso de produção de conteúdo;
  • trabalho de produção de conteúdo;
  • dicas de produção de conteúdo;
  • produção de conteúdo online;
  • produção de conteúdo acadêmico.

Boa parte delas não terão volumes de busca tão grandes quanto a head tail. Entretanto, as long tails garantem uma competição muito menor pelas primeiras páginas. Além disso, atendem a objetivos completamente diversos.

Para escolher quais long tails utilizar, o ideal é considerar a forma como um usuário faria sua pesquisa nos mecanismos de buscas.

Usar, então, ferramentas como o Google Adwords e SEMRush são fundamentais para fazer uma pesquisa e análise das performances de pesquisa — e não se preocupe: ao final deste post, temos dicas incríveis sobre como usar essas e outras ferramentas para gerenciamento de keyword.

Também é possível considerar sinônimos e o tamanho da long tail, começando com 3 ou 4 palavras sem se estender demais. A forma como a pesquisa é feita influencia bastante, assim como a forma que a palavra-chave será utilizada.

Se o objetivo é escrever um post, long tails truncadas tornarão a construção do texto e a leitura desagradáveis, o que será penalizado pelo algoritmo do Google.

Long tails como “jeans azul mulher grávida” são impraticáveis para um bom texto. Mesmo que suas variáveis sejam consideradas pelo Google, o resultado não será o mesmo e o ideal é optar por aquelas mais fluidas, como “jeans para grávidas”.

As long tails são simples de utilizar e, de forma resumida, trazem 3 grandes objetivos.

Custo-benefício atraente

Quando falamos de custo-benefício, a ideia principal é a de que o valor investido nas mídias pagas traz retornos imediatos. Sim, essa é uma das relações de ganho, pois se há menos buscas, os lances saem mais baratos.

Entretanto, pensando no crescimento orgânico: qual quantidade de conteúdo deve ser desenvolvido para aumentar a evidência de uma marca a partir de uma palavra-chave long tail ou head tail? Quais conhecimentos e quantos profissionais devem ser envolvidos para vencer uma concorrência maior ou menor?

Isso também deve ser colocado na conta e, nesse caso, o esforço para ranquear uma long tail organicamente é muito menor.

Atingir o objetivo da estratégia mais rapidamente

Qual o objetivo da estratégia? Aumentar o volume de acessos relevantes, gerar leads ou converter? Com a head tail você tem um esforço grande e um volume de dados significativo, mas, muitas vezes, poucos são passíveis de serem trabalhados.

As long tails podem trazer um volume de dados menor, mas já contribuíram para um processo de qualificação do lead — ou seja, ele tem mais compatibilidade com o produto ou serviço oferecido e, portanto, mais chances de ser convertido.

Redução do churn nas vendas

Se você já viu a série Dirk Gently, sabe que o detetive holístico sempre diz que “tudo está conectado”. No caso do funil de marketing digital e das vendas de um negócio, isso também se aplica.

Acontece que blogs e redes sociais podem ser considerados um canal de aquisição de clientes. Sendo assim, são geradores de oportunidades de vendas e, em seu processo de nutrição, identificam indivíduos com o perfil do produto ou serviço oferecido.

Se ele é bem-feito e com long tails bem-trabalhadas, os leads gerados serão qualificados como ótimos, ou seja, prontos para adquirirem e serem felizes para sempre com suas compras.

O churn — ou cancelamento — acontece quando o cliente não fica feliz por muito tempo com sua aquisição e opta por cancelar, desistir ou devolver a compra. Com isso, ele pode fazer comentários ruins nas redes sociais sobre a empresa, sem contar que todo o investimento feito para captá-lo terá sido em vão.

Dito isso, é fácil notar que está tudo conectado e que uma long tail pode salvar o sucesso do cliente com os produtos ou serviços adquiridos.

A necessidade de ranquear para termos gerais

Você deve estar se perguntando: se as long tails são mais específicas e fáceis de ranquear, por que eu devo utilizar termos gerais? Pois, saiba que essa é uma dúvida muito frequente e que tem uma resposta supersimples.

Por mais que você precise de uma boa quantidade de palavras-chave aparecendo nos mecanismos de busca, nem sempre o tema principal de seu artigo será muito pesquisado. Isso acontece principalmente para mercados muito específicos, como tecnologia, medicina ou agronegócio.

Uma estratégia de marketing de conteúdo não se baseia somente em pautas de atração. Para que a persona siga o fluxo do funil de vendas, é preciso que sejam produzidos conteúdos de consideração e decisão — vamos conversar melhor sobre esse conceito mais à frente.

Nesses casos, é muito comum que o tema central não seja algo muito procurado na internet. Afinal, é normal que o consumidor tenha consciência de que tem um problema a ser resolvido e não faça ideia de qual seja a solução. É nesse momento que as head tails se tornam essenciais.

Voltando à loja de gestantes, é natural que mamães de primeira viagem, quando descobrem estarem grávidas, saiam procurando todo tipo de informação na internet.

Se a estratégia for montada apenas com a long tail “calça jeans com elástico na cintura”, provavelmente essa orgulhosa mamãe não será fisgada para o funil de marketing. Afinal de contas, ela é todo amores e mal sabe que sentirá falta de usar um jeans confortável quando a barriga estiver maior.

Por outro lado, se a head tail “roupas femininas” ou até “roupa de gestante” for utilizada, as chances de alcançá-la em suas primeiras pesquisas de descoberta são bem maiores.

Outro exemplo: “produção de conteúdo avançado” é um termo com zero buscas mensais, de acordo com o KeyWord Planner do Google. Entretanto, se o blog da Comunidade Rock Content lançar esse item como seu principal produto daqui em diante, por que não investir nele?

O momento ideal para usar long tails

As palavras-chave de cauda longa devem ser utilizadas com alta frequência. Quanto mais específico você for na sua produção, maior será a possibilidade de aparecer entre os primeiros resultados de um buscador.

Portanto, seja bastante específico sempre que possível. Tente definir o melhor assunto a ser abordado. Separe os diversos temas que podem ser tirados dessa head tail e produza uma quantidade maior de conteúdos, mas bem-direcionados.

Quer entender por meio de um exemplo? Suponha que estamos utilizando a head tail “marketing digital“. Essa palavra-chave tem uma infinidade de variações: ferramentas de marketing digital, automação de marketing digital, curso de marketing digital, marketing digital para iniciantes, livros de marketing digital etc.

As caudas longas podem ser usadas em qualquer etapa do funil e, quase sempre, terão menos competitividade, mas um volume reduzido de buscas. São palavras para utilizar com agilidade e precisam estar em seu planejamento de conteúdo!

Outra vantagem de estudar as variações para a palavra-chave de cauda longa é que o brainstorming pode ajudar na construção de um conteúdo rico, que contemple todo o funil.

Como equilibrar o volume de busca e especificidade para escolher a keyword ideal

Então, já estamos de acordo em relação à funcionalidade e importância estratégica das head tails e palavras-chave long tail. Também já ficou claro que a segunda, mesmo sendo específica, pode dar o ar da graça em todas as etapas do funil.

Dito isso, como equilibrar volume de busca e especificidade na hora de escolher quando e qual palavra-chave utilizar? Ficando de olho no tipo de conteúdo do texto e seus objetivos.

Termos novos e conteúdos virais, por exemplo, caem bem com as head tails. Elas têm um alto volume de busca por natureza, mas ainda assim, são específicas para aquela procura.

Produtos licenciados do Big Brother Brasil (jura que você está fazendo um exemplo do BBB? Sim, estou!), por exemplo, podem usar head tails como “BBB20” e “Roupão do Líder” durante os meses do programa porque elas serão relevantes nesse período.

Lançamentos de filmes e séries também terão um bom retorno em volume de busca se utilizarem head tails nesses períodos.

O diferencial, que terá que ser muito bem-executado, estará no conteúdo e relevância das informações oferecidas. As palavras-chave fazem parte da estratégia de SEO e não são o único elemento do algoritmo do Google para determinar a ordem das buscas. Então, também não são as únicas a turbinarem um post ou blog.

Produzindo um conteúdo de qualidade, com escaneabilidade bem-desenhada, além de uma estratégia eficiente de distribuição da keyword pelo texto e de hiperlinks, ele se destacará também por outros motivos.

A intenção de busca no processo de definição das palavras-chave

Ao selecionar as melhores palavras-chave para sua estratégia é preciso pensar também na intenção de busca. Ela nada mais é que o tipo de conteúdo que o usuário pretende encontrar ao longo de sua pesquisa. Parece simples, mas nem sempre um termo está alinhado à intenção de busca da sua persona.

Imagine que uma empresa desenvolveu um app de controle financeiro. Para ter todas as informações sobre seus ganhos e gastos, basta acessar o aplicativo. Essa organização deseja criar um blog post, explicando os motivos pelos quais sua persona deveria trocar as planilhas de Excel pelo app.

Para isso, eles escolheram a palavra-chave “planilha para controle de gastos”. Agora, se você for ao Google e digitar essa mesma frase, o mais provável é que apareça uma série de páginas oferecendo modelos de planilhas de controle de gastos prontas e gratuitas.

Isso quer dizer que a maioria das pessoas que digitou essa palavra-chave no Google estava em busca de um modelo de planilha pronto para baixar. Se o seu conteúdo não oferece esse mesmo resultado, é muito provável que ele não será visto com relevância e não vai ranquear.

O melhor a se fazer, nesse caso, é procurar uma palavra-chave mais alinhada com a intenção de busca ou usar palavras secundárias, como “app de gastos” ou “controle por planilha vale a pena”.

Ao fazer o seu planejamento de palavras-chave, procure entender a intenção de busca para cada termo. Uma dica é abrir uma guia anônima no seu navegador — para que seu histórico não interfira nos retornos — e buscar cada palavra-chave, consultando o tipo de conteúdo que aparece nos primeiros resultados.

Lembre-se também de que nem sempre o conteúdo das primeiras páginas vai abordar um assunto exatamente igual ao seu e isso pode funcionar como uma grande vantagem. Sempre que encontrar um conteúdo pouco rico ranqueando no Google, é possível abordá-lo de forma mais aprofundada e ganhar mais credibilidade do algoritmo.

Mostrando a diferença entre head tail e long tail no Google Trends

O Google Trends é uma ferramenta de SEO que mostra o volume de termos de busca que são tendência na sua área e também revela a taxa de crescimento de uma expressão usada em pesquisas antes mesmo que isso apareça no Keyword Planner (ou em qualquer outra plataforma do tipo). Por isso, se você aprender como usar o Google Trends, poderá planejar suas palavras-chave com muito mais precisão.

Em vez de assumir que uma long ou head tail continua a ser bem classificada e investir nela, você descobrirá a tendência dos últimos seis meses. Isso vale a pena porque o investimento em SEO é muito mais caro do que o PPC, portanto é sempre melhor saber com antecedência se as suas palavras-chave estão em ascensão ou não em termos de popularidade.

Usar o Google Trends também é bastante simples depois que você pega o jeito. Siga as instruções a seguir para obter os melhores resultados.

Via: Rock Content