Marketing Digital para empresas de Caixas de Papelão

Em algum momento você já pensou na quantidade de possibilidades que as embalagens de papelão possuem? São muitas e muitas funções como proteger e facilitar o manuseio e também o translado dos produtos. Seja sacola, papel de presente ou caixa de papelão, elas necessitam de um aspecto visual diferenciado e bonito para a marca ter maior atração do cliente.

Atualmente, as embalagens personalizadas são usadas em supermercados e outros estabelecimentos como ferramentas de marketing, que ajudam a aumentar as vendas e são partes essenciais para o sucesso de uma empresa.

Mas, se você ainda não tem pronto a sua Loja Virtual para suas caixas de papelão, aprenda como montar um e-commerce do zero com o vídeo que preparamos com os primeiros passos para vender online:

1- Tenha um plano (de negócio) para dominar o mundo!

Para que o seu e-commerce seja um sucesso é importante que você tenha, antes de qualquer coisa, um plano de negócio muito bem delineado. Para isso é necessário conhecer as características de seu público, qual o produto mais adequado para ele, além de definir qual o modelo de negócio virtual é mais indicado para seu tipo de produto ou serviço.

Além disso, é preciso investir pesado em divulgação. Esse investimento, contudo, não diz respeito apenas ao capital que você aplicará para as estratégias de promoção, por exemplo.

O investimento diz respeito também ao tempo que você despende para planejar, executar, monitorar e otimizar suas ações. Tenha em mente que os seus resultados serão fruto desse esforço, portanto, capriche no planejamento – e execute-o!

2- Demonstre ao seu cliente que ele pode confiar em você

Por mais que as vendas online estejam aumentando cada dia mais, lembre-se que muitos consumidores ainda são desconfiados e temem realizar essa ação. Para converter estes descrentes, você precisa de um site que transmita segurança e confiabilidade.

Portanto, utilize um layout limpo, com campos de buscas fáceis de encontrar e com claras informações sobre como realizar a compra. Procure também contratar serviços que ofereçam protocolos confiáveis para as transações comerciais online.

Sim, se você conseguir transmitir essa segurança esse será um excelente argumento para que seu e-commerce fique no topo da lista de empresas confiáveis na mente do seu consumidor. Pense nisso!

3- Mostre para os seus clientes que você o conhece e sabe o que ele precisa

Não fique somente naquele “olá” com o nome extraído do login do usuário. Procure conhecer e monitorar os hábitos de consumo do seu cliente, suas preferências e os seus desejos.

Para isso, estabeleça uma comunicação personalizada com ele. Dessa forma, invista em Marketing de Relacionamento através de ferramentas que lhe possibilitem uma comunicação interativa.

Além disso, disponibilize canais efetivos para esclarecimento de dúvidas, sugestões e comentários. Lembre-se também de “dialogar” com seu cliente. Portanto, independentemente se o que ele disser com você ou sobre você for uma crítica ou um elogio, responda-o e mostre para ele que você se importa com o que ele pensa.

4- No transporte do produto pelos clientes

Imagine que você esteja no shopping, procurando por um presente para o Dia dos Pais, Natal ou aniversário de alguém querido.

De repente, passa por você uma pessoa com uma bonita embalagem, que chama a sua atenção. Pouco depois, outras duas pessoas passam com a mesma sacola.

Pronto. Sua curiosidade foi despertada e você irá, no mínimo, querer saber que produtos são vendidos naquela loja.

Esse é um dos principais poderes das embalagens no mundo do marketing. Elas são vitrines ambulantes da sua marca, apresentando seus produtos e sua qualidade para as pessoas as veem.

E o melhor: sem precisar pagar nada por isso. Cada novo comprador é, ao mesmo tempo, um promotor da sua empresa, já que exibirá a sua marca para as pessoas na rua.

Além disso, a atenção que a marca receberá é do melhor tipo. Todo mundo sabe que o marketing boca a boca é o mais eficaz. As pessoas confiam nas escolhas de amigos e conhecidos.

Por isso, andar com uma sacola personalizada de alguma marca, além de fazer propaganda da empresa, ainda funciona como uma recomendação de qualidade.

5- Na valorização do produto

Imagine uma camiseta em um cabide: simples, como em qualquer loja. Agora, imagine a mesma camiseta apresentada em uma caixa bonita, com cores que combinam com as da vestimenta, protegida por um papel de seda elegante.

A camiseta é a mesma, mas não é um absurdo pensar que ela parece mais sofisticada no segundo exemplo. Aliás, é provável que a percepção de valor daquele produto seja maior com a embalagem.

Isso acontece porque as embalagens têm o poder de melhorar ou piorar a apresentação de um produto. 

Se elas são de qualidade, personalizadas e escolhidas a dedo, contribuirão para a valorização da mercadoria. Se não, poderão desvalorizar o produto.

Por isso, escolha bem a embalagem que usará para encantar os clientes e fechar mais vendas.

6- Na construção da marca

Você já ouviu falar que a primeira impressão é a que fica? Pois é, o ditado guarda uma verdade: somos muito influenciados pelo visual de algum produto.

Quando olhamos para ele, sabemos de cara se é de qualidade ou não. Pode ser que estejamos enganados, claro, mas temos essa percepção de que aquele produto é bom ou é ruim pela sua apresentação.

A embalagem ajuda a atribuir certas características à percepção que temos de um produto e de uma marca.

Uma sacola colorida, por exemplo, oferece um aspecto jovial e divertido para um produto e uma marca. Já uma caixa elegante, com um papel de seda protegendo a mercadoria, atribui um valor de sofisticação para a marca.

Quando a percepção é coerente com o produto e com a estratégia da empresa, a sua marca será valorizada automaticamente. Por isso, a embalagem tem papel central na sua ação de branding.

7- No destaque da concorrência

Imagine o corredor de macarrão no supermercado. Todos os pacotes seguem mais ou menos a mesma cor de embalagem: branca, amarela ou vermelha. Entretanto, ali no meio, um se destaca com a embalagem toda preta.

Pode ser que você não compre, mas com certeza você vai até lá para ver do que se trata, não é mesmo?

Isso porque somos naturalmente atraídos aos objetos em contraste. Eles chamam nossa atenção. E isso é uma vantagem poderosa para fechar negócio ou aumentar vendas.

A embalagem utilizada pela sua loja pode ajudar seu produto a se destacar perante a concorrência, o que é especialmente útil em mercados onde qualquer vantagem faz a diferença entre uma venda bem-sucedida ou não.