Marketing Digital para YouTube: Manual passo a passo para iniciantes!

Hoje em dia, é muito comum ver as pessoas recorrerem às mídias sociais e às plataformas de compartilhamento de vídeo para alavancar seus negócios por meio do suporte online. Essas impressões para maximizar a estratégia de marketing do YouTube aumentarão o engajamento de qualquer canal.

É importante que os negócios migrem para a Internet para que suas lojas, empresas ou marcas tenham maior alcance e uma presença que possa chegar mais longe. Se você não está trabalhando com um orçamento apertado, pode usar serviços profissionais para uma solução rápida de curto prazo e fazer os algoritmos da plataforma funcionarem para aumentar sua visibilidade no Youtube. Para quem escolhe o Youtube como uma plataforma de divulgação de trabalho, iremos mostrar aqui variadas formas de conseguir mais visualizações.

Existem algumas dicas certeiras que irão ajudar bastante com seu engajamento orgânico. Neste artigo você encontrará algumas formas de como colocar seu vídeo em destaque, permitindo que você receba muitos likes e compartilhamentos. Sabemos o quanto é importante ter uma forte presença e autoridade na Internet. Então vamos começar a ver todas as dicas agora para que você possa aplicá-las ao fim deste artigo.

Dica 1: Sempre Escreva na Descrição do Vídeo

A descrição pode atrair maior

Algumas pessoas deixam de ganhar mais seguidores ou curtidas porque não perdem alguns minutos para descrever seus vídeos. O Youtube considera a descrição com um dos fatores de relevância para que seu vídeo seja bem visto na plataforma. Além do mais, a descrição já adianta bastante sobre do que se trata o seu vídeo para aquela pessoa que acabou de chegar na sua página. Para ter uma boa descrição, você pode dividir seu texto em partes: Na primeira parte, coloque uma introdução com duas ou três frases.

Falando brevemente sobre seu vídeo ou canal. Já na descrição detalhada, coloque mais detalhes sobre seu conteúdo e não esqueça de introduzir palavras chave, pois elas são uma parte importante para alavancar nas pesquisas. E na parte de links relevantes, você pode colocar qualquer link que direcione o público para seu e-mail ou outra página de rede social na qual a pessoa possa conhecer um pouco mais sobre seu trabalho.

Dica 2: Use Táticas de SEO

Se aplicadas corretamente, elas podem alavancar sua

Se você achou que as técnicas de SEO só serviam para textos de páginas escritas como blogs, ou para redes sociais, está enganado. Você pode e deve aplicar as ferramentas de SEO também no seu canal do Youtube. Através do tráfego orgânico, se bem aplicadas, suas estratégias podem levar seu canal a ter muitas visualizações e compartilhamentos.

Você deve usar as palavras chave e as hashtags tanto na descrição quanto no título do seu vídeo para gerar bastante engajamento. A escolha do título é o primeiro passo para aplicar a técnica de SEO. Use e abuse das tags. Elas são parte importante nas ferramentas de busca e de ranqueamento.

Dica 3: Seja Constante

Postagens constantes geram maior engajamento.

Uma das tarefas mais importantes nas plataformas online é ser consistente e ter presença constante nas redes. Quando você procurar postar vídeos com regularidade, isto aumenta seu engajamento e faz com que você seja visto ou assistido com mais frequência. A presença nas plataformas é um fator crucial para aumentar seu engajamento, número de seguidores e compartilhamentos dos seus vídeos. É importante que sua playlist esteja organizada e cheia de conteúdo. Se não puder postar conteúdos diariamente, tente pelo menos três vezes na semana até que seu canal conquiste uma certa autoridade e tenha um bom alcance na Internet. Se você parar de postar com frequência em seu canal, pode dar a impressão de que você abandonou seu espaço e desta forma, perde os seguidores já conquistados.

Dica 4: Use as Outras Redes Sociais

Explore todas as interações possíveis da Internet.

Quem já trabalha com conteúdos na internet, sabe que quanto mais espalharmos nosso conteúdo por aí, melhor. Isto quer dizer que, vale a pena ter cadastro em várias plataformas e redes sociais para poder publicar seus conteúdos e alcançar um maior número de pessoas e ter alcance em todos os tipos de público.

Uma das formas mais comuns e simples de divulgar seus vídeos do Youtube nas outras plataformas ou redes sociais é fazer um pequeno teaser e pôster. O teaser é um trecho ou compilado com alguns momentos mais interessantes do seu vídeo original. Ao postar este teaser nas outras páginas com seu link direto, você estará mostrando um pouco do seu trabalho. Isto pode aumentar o interesse e gerar maior tráfego na plataforma do Youtube, gerando um maior número de visualizações e de inscritos em seu canal.

Dica 5: Estude Sobre a Plataforma

Aprofunde-se sempre sobre seu ambiente de trabalho e domine-o.

Muitas pessoas buscam postar seus conteúdos no Youtube e torcer para que dê tudo certo ou contar com a sorte. Mas a verdade é que quanto mais você estuda sobre a plataforma, mais você irá aprender. Não basta saber o básico sobre sua ferramenta de trabalho. Procure se aprofundar sobre o Youtube, suas políticas de uso, suas formas de trabalho e cada detalhe que puder. No próprio blog do Youtube, existem vários posts com dicas para os usuários que usam a plataforma como ferramenta de trabalho. Use as dicas que você pode obter de forma gratuita e aplique em seu negócio.

Dica 6: Inclua os Cards em Seus Vídeos

Deixe o público continuar navegando em seu canal.

Os cards podem ser considerados um recurso bastante interessante para que você garanta que as pessoas continuem assistindo aos seus vídeos. Se você não sabe quem são, os cards são links que você pode adicionar em qualquer tempo do seu vídeo. Desta forma, o público que assiste e tem interesse em seu conteúdo, pode clicar no seu card e permanecer assistindo aos vídeos do seu canal. Existe um limite de até cinco cards por vídeo. Uma dica muito interessante para colocar cards em seus vídeos é ter assuntos em comum entre eles. Por exemplo, suponha que você tenha um canal de culinária e está apresentando um vídeo sobre como fazer uma carne no forno. Em um dos vídeos dos cards, você pode oferecer um vídeo que apresente um outro prato que pode servir de complemento para aquela carne, como um macarrão simples, por exemplo.

Dica 7: Invista na Imagem da Capa

A aparência é fundamental na visualização.

A imagem da capa de qualquer canal pode funcionar como um cartão de visita. Ela dá uma visão inicial e também geral sobre do que se trata um certo canal. Caso uma pessoa chegue em sua página através de um link ou de um vídeo recentemente publicado, a capa deve situar esta pessoa.

É importante então, criar uma identidade visual para seu canal e deixar sua imagem muito bem organizada. Na capa você pode incluir o slogan da sua marca, uma pequena frase de apresentação. Você também pode incluir a logomarca do seu negócio. Apenas lembre-se de focar no design e não fazer algo bagunçado. As pessoas gostam de imagens harmônicas. Caso você queira optar por colocar uma foto na sua capa, tenha certeza de que a qualidade dela será incontestável.

Dica 8: Invista no título

Dica primordial para chamar a atenção do público.

Sem sombra de dúvidas, uma das partes primordiais a se pensar antes de postar seu vídeo será o título. Você deve levar algum tempo pensando em algo que contém as palavras chave e as ferramentas de SEO podem ajudar muito se forem aplicadas de forma competente neste caso. O título deve ser objetivo e conciso. Não deve ser muito longo para não gerar dificuldades na hora da pesquisa. Antes de criar seu título, pense em como ele seria pesquisado se seu público fosse digitar algo na barra de pesquisas. Por exemplo, se você possui um canal de culinária, seria mais fácil o público pesquisar:

1. Calda bolo de cenoura; ou:
2. Como fazer calda para bolo de cenoura.

Muito provavelmente iríamos optar pela opção número 2. Ela é mais natural e geralmente é como digitamos nossas pesquisas. Não esqueça de colocar no título apenas o que você apresenta no vídeo. Não crie expectativas falsas em seu título.

Dica 9 O tamanho dos Vídeos

Cuidado para não cansar o público.

O cuidado com a duração dos vídeos deve ser levado em consideração. Evite fazer vídeos muito longos. Vídeos longos tendem a ser interrompidos pela audiência, ou acabam cansando pelo seu tamanho. Opte por vídeos mais curtos e objetivos.

Caso o assunto que você tenha a apresentar seja muito longo, faça os vídeos por partes. Desta forma, seu público enxergará de maneira mais leve. A Internet trata-se disto hoje em dia: praticidade, objetividade e agilidade. Além do mais, se você postar um vídeo muito longo algumas pessoas podem desistir de assisti-lo pela dificuldade no carregamento lento por conta dos planos de internet mais básicos.

Concluindo

Aplicando as estratégias e dicas

Infelizmente, não existe uma forma mágica que irá fazer com que seus vídeos tenham muitas visualizações e compartilhamentos. Porém, ao seguir as dicas indicadas neste artigo já é um bom começo para quem não tem muita intimidade com a plataforma do Youtube. Basta começar a postar com as dicas mais básicas.

Aos poucos você irá perceber como o público reage aos seus vídeos e se o tamanho das apresentações está bom. Muitas pessoas possuem ótimos conteúdos a serem mostrados, mas não sabem investir em seu marketing pessoal ou na imagem de capa ou presença de título. Então, não deixe de aplicar as dicas acima em todas as etapas de seus vídeos e aguarde até receber muitas e muitas visualizações

Aproveite que a maioria das empresas e grandes marcas estão presentes no Youtube e prepare seu canal com o maior zelo e cuidado. Capriche nos seus conteúdos e elabore muito bem sua descrição. Faça com que cada pessoa nova que chegue ao seu canal possa conhecer sua empresa pela capa de forma direta e simples. Com isso feito, você irá colher em breve os frutos de tanta dedicação.

Via: Peagmatismo