Entenda como criar um titulo para seu post! Manual passo a passo.

Você já se deparou com essa situação quando escreveu um ótimo artigo, mas não sabia como escrever um título adequado? Sim, o título da postagem é sua porta de entrada e permite que os leitores cliquem e aprendam mais – é claro, também garante que seu conteúdo atraia mais atenção e interesse seu público.

1 – Clareza é muito importante

Certamente, você já se deparou com aquelas chamadas extravagantes, cheias de pontos de exclamação e até uma combinação de palavras que possa causar algum estranhamento? Enfim, um título que até chama atenção, mas que não se mostra tão compreensível quanto poderia ser?

Não é muito difícil encontrar um desses por aí. Principalmente em portais com volumes estratosféricos de artigos publicados diariamente ou que trabalham com conteúdos patrocinados em redes de display. Geralmente de procedência até um pouco – ou bastante – duvidosa. Eles são os famosos clickbaits.

Claro, um título confuso pode até deixar o leitor curioso, mas caso a qualidade do texto não corresponda a essa primeira impressão, dificilmente ele permanecerá na página.

Um título claro, sucinto e objetivo é essencial para atrair o leitor e, feito da forma correta, dará uma introdução precisa e confiável do conteúdo que está por vir após o clique. Então lembre-se sempre de criar um título que vá diretamente ao assunto abordado no post e nunca – nunca mesmo – dar preferência a um título impactante sobre uma boa qualidade do conteúdo que está por trás dele. Busque o equilíbrio e vá em frente!

2 –  Um bom título é útil e informativo

Um título mostra que o seu post é útil e entrega ao leitor algo de relevante, pois tira uma dúvida, passa uma informação importante,, a resolução de um problema ou informações educativas. 

Por exemplo: se você busca um artigo sobre relatórios de marketing digital em um blog, é importante que o título deixe claro que estas informações serão, de fato, encontradas neste blog e nos conteúdos que ele costuma produzir em seus artigos.

Parece algo simples, mas o impacto que pode causar sobre a aderência ao conteúdo é muito grande.Trabalhar este aspecto com atenção e da forma ideal certamente ajudará a manter o interesse do leitor em sua publicação, pois mostra ao leitor que ele encontrou o que estava procurando! 

3 – Utilize de gatilho mentais, como o senso de urgência

“Entenda agora!”; “Apenas hoje!”; “É amanhã!”…

Esses termos atiçam a curiosidade do leitor e fazem com que a vontade de abrir a publicação aumente… Mas lembre-se: não existe a necessidade de enrolar o leitor, o título deve ser claro e ir direto ao assunto.

Afinal, a função destes termos, a que nos referimos como os “gatilhos mentais” é exatamente levar o leitor à ação que se deseja que ele tome ao ter contato com o título ou com uma chamada de uma publicação.

Neste caso, o papel desse tipo de construção, é fazer com que o leitor entenda a importância de seguir com o próximo clique e, ao mesmo tempo, queira descobrir o que há de tão valioso no conteúdo apresentado.

4 – Use palavras-chave

O seu título pode ser atrativo, o seu conteúdo ótimo, e os CTAs (call-to-actions) do texto serem daqueles que farão a sua audiência clicar e converter. Mas ainda pode faltar algo: o alcance.

E aqui, falamos do alcance de longo tempo, orgânico, que pode fazer seu artigo ganhar valiosas posições nos sistemas de buscas.

Lembre-se sempre de ter em mente – com clareza – qual será a abordagem do seu artigo, a mensagem que ele passará e principalmente o objeto central deste conteúdo. Palavras-chave auxiliam não somente na rápida captação do tema por parte do leitor, mas também são um ativo importantíssimo para que o seu conteúdo tenha uma longa vida útil e seja encontrado por mais pessoas.

Aqui, o potencial de ranqueamento pode ser bastante elevado, caso você escolha a palavra-chave certa e a aplique corretamente não somente no título, mas em todo o conteúdo que você está produzindo.

5 – Lembre-se do modelo AIDA

Para facilitar e ficar ainda mais fácil de lembrar e entender os porquês de se criar um bom título, uma boa dica é lembrar do modelo AIDA: 

Atenção:

Utilize palavras chave para que seu post seja encontrado, e um título chamativo, objetivo e claro para chamar a atenção do leitor.

Interesse:

Ofereça algo ao leitor, faça com que ele tenha interesse em clicar em sua publicação. Isso pode ser feito através de gatilhos mentais de urgência, oferta de alguma informação ou resolução de um problema. Mas não esqueça, se o título faz uma promessa, ela deve ser cumprida no texto, isso assegura a permanência e retorno do leitor as suas publicações.

Desejo:

Demonstre para o cliente que não só aquela publicação, mas todo o seu conteúdo tem algo a oferecer, isso pode ser feito através de um feed organizado, que deixa a mostra todos os seus conteúdos ou produto/serviços de forma clara.

Ação:

A ação é tomada pelo leitor, por tanto cabe a você não exigir muito do leitor, como informações pessoais. É interessante também oferecer mais conteúdos ou produtos/serviços após a leitura do conteúdo atual.

Com essas dicas, os títulos dos seus posts sempre acompanharão a qualidade dos textos e com certeza atrairão a atenção dos leitores!

Esperamos que tenha gostado destas dicas fáceis para criar bons títulos. Então agora é só escrever!