Qual a importância de otimizar seu site? Entenda!
Otimização de sites significa utilizar esses mecanismos para que apareçam no primeiro resultado do Google, ou seja a forma como os recursos são utilizados faz com que sua página ocupe uma posição importante nos mecanismos de busca, mas é orgânica e natural.
Assim, o site da sua empresa é visualizado no momento em que o usuário está realizando a busca do assunto ou solução.
Dessa maneira, com a otimização de busca, sua marca gera mais confiança perante os seus usuários e, como resultado, você atrai mais clientes, melhora as suas conversões, consegue vender mais e gerar excelentes oportunidades de negócio. Ótimo, não é mesmo?
Quer saber mais sobre a importância de otimizar o seu site para aumentar as vendas? Venha conosco que explicaremos tudo!
Melhore a performance do site
Certamente, você já entrou em alguma página da Internet para encontrar uma solução, mas desistiu no meio do caminho devido à demora para o carregamento, certo? Essa situação é muito comum para empresas que não investem nas técnicas de otimização de sites.
Com a otimização, a página fica mais rápida, e os usuários encontram o que estão procurando em questão de segundos.
O tempo de carregamento do seu site é um dos fatores que influenciam em sua performance — ele é o pilar de suas estratégias de Inbound Marketing e também a vitrine de sua empresa.
Proporcione uma excelente experiência do usuário
Um site otimizado melhora a experiência do usuário (UX): ele não pode ser desorganizado, pois as pessoas o associarão com a qualidade de seu serviço.
Por isso, é importante investir no branding e contratar empresas especializadas em desenvolvimento que possam criar um site de acordo com as suas expectativas — mas alinhado sempre com uma boa experiência do usuário.
O design precisa fornecer as informações necessárias que o usuário procura. Somente assim, é possível que os potenciais compradores encontrem soluções eficientes, e você pode gerar e qualificar os seus leads. Confira algumas dicas:
- utilize destaques e contraste (mas com moderação);
- use call to action atrativas;
- facilite a conversão;
- faça testes;
- tenha um bom mecanismo de busca;
- tenha um site responsivo;
- abuse do Inbound Marketing;
- promova a navegação intuitiva;
- garanta o carregamento rápido;
- tenha URL amigáveis.
Otimize as etapas de conversão
As conversões são uma das principais estratégias do marketing digital. Essa transição de leads deve acontecer em seu site — em landing pages ou, até mesmo, nas páginas de vendas.
A otimização da taxa de conversão (CRO) é uma estratégia para transformar os visitantes em clientes por meio da coleta de informações, da interpretação das métricas e da otimização de estratégias para conseguir resultados mais satisfatórios.
Melhore as configurações de SEO
Quando você trabalha com o marketing de conteúdo, deve utilizar as técnicas de SEO para melhorar a otimização de seu site e gerar mais tráfego.
Por isso, é necessário oferecer ao seu público conteúdos que interessem e entreguem suporte na resolução de seus problemas. Para isso:
- faça uma pesquisa de palavra-chave;
- tenha um calendário editorial estratégico;
- crie conteúdo de qualidade para a sua persona;
- insira estrategicamente o call to action em seus posts;
- integre o seu blog ao site e às mídias sociais;
- estude muito sobre SEO e aplique-o.
Utilize um bom servidor
De nada vai adiantar seguir as nossas dicas sem a utilização de um bom servidor. Afinal, você não quer que o seu site fique fora do ar por dias, ou que as suas imagens não carreguem devido a um problema no servidor, certo?
Existem, no mercado, diversos servidores que hospedam o seu site, com preços diversos. Portanto, o melhor é investir em um serviço de hospedagem que ofereça suporte 24 horas, que seja de uma marca reconhecida pela excelência e que seja ágil na resolução de problemas.
Otimizar o site significa seguir uma série de estratégias para que a sua empresa seja encontrada em um dos primeiros posicionamentos do Google. Assim, você consegue atrair mais clientes e aproveitar as oportunidades de conversão para vender mais.